02 jul 2009

Reformando um apartamento – Projeto de luminotécnica

Post por Lucia Laureano às 03:00 em Arquitetura, Lucia Laureano
Depois de muitas semanas, estou de volta para falar da obra, mas agora o papo será sobre os últimos detalhes de uma reforma.

Depois que as obras civis foram concluídas, entramos com o gesso, a elétrica – definição de pontos, circuitos e secções – pintura e colocações de metais e louças de finalização. É assim que estamos hoje, mas amanhã começaremos mais uma etapa: a marcenaria, que vai ser assunto para outro post. Hoje vamos falar mesmo é do projeto de luminotécnica!

O projeto de luminotécnica é importantíssimo na concepção de uma planta de arquitetura de interiores, pois é ele que faz toda a diferença no resultado final! A iluminação é o que dá o clima nos ambientes, tornando-os mais aconchegantes ou mais alegres.

O primeiro passo para conceber seu projeto de iluminação é ter em mão a planta de layout e já contendo todos os móveis exatamente no tamanho e posição que ficarão. A partir daí é começar a imaginar as áreas que precisam ser mais claras e como ficarão os feixes de luz.

Neste caso, a iluminação geral da sala ficou por conta de três nichos retangulares, onde disponibilizamos iluminação fria, que foi mais do que o suficiente para dar a claridade necessária. Projetamos um luz bem amarela e indireta para dar um charme no vão onde haverá uma TV de LCD, além disso foram projetados focos em luz alógena para cada lugar do sofá – um em cada cabeça, mas um pouco a frente do centro para não causar sombra em caso de leitura – um para a porta de entrada e mais um para a porta da varanda. Para dar uma bossa na cortina, colocamos duas dicróicas para varrer todo o tecido. No lugar de usarmos um abajur, projetamos uma luminária pendular bem baixa, posicionada no centro da mesa de canto. No anexo da sala, onde ficará uma mesa redonda, utilizamos novamente a tática da luminária em pêndulo no centro; e entre os pilares de gesso, criamos um espaço para prateleiras de cristal, que serão iluminadas por três dicróicas. Ainda temos alógenas na porta para a sala de almoço e do corredor. Cada jogo de luzes citado tem um circuito independente para que possamos criar diversos tipos de iluminação e acender apenas as seções convenientes para cada situação.






Já que não foi possível fazer toda a economia desejada na iluminação da sala, aproveitamos para economizar na cozinha, optando por luminárias redondas de embutir com duas lâmpadas eletrônicas em cada: são duas na frente da bancada e mais uma bem em frente ao fogão, o que proporcionou a luminância ideal para o ambiente. O passa pratos, que divide a copa da cozinha, recebeu duas luminárias pendulares em aço escovado, onde colocamos também lâmpadas eletrônicas – desta vez em tom um pouco mais amarelado do que o tom luz do dia utilizado na outras.



Para os banheiros, era preciso dividir as áreas de iluminação em geral; neste caso, temos três áreas de iluminação. A primeira área é a da bancada, onde projetamos uma dicróica em cima de cada cuba, fazendo um feixe em forma de cone. A segunda é área do boxe, que no banheiro do casal necessitou duas alógenas e no da suíte – que tem um box quadrado pequeno – uma foi suficiente. A terceira e última área é a dos acessos e dos sanitários, onde é sempre interessante que se projete um ponto bem em cima do sanitário, sendo um pouco a frente do centro para não causar sombra em caso de leitura. Nos acessos, uma alógena em cada porta é o suficiente, mas no caso do banheiro da suíte, que tem uso canadense, temos dois acessos. Para dar ainda mais charme ao banheiro do casal, projetamos um espelho flutuante que recebeu uma iluminação amarelada por trás. O efeito ficará similar ao da iluminação da TV, mas infelizmente o espelho ainda não chegou para vocês verem isso hoje.

Além da iluminação, queria mostrar para vocês alguns detalhes dos acabamentos de parede. Como falei em posts anteriores, tinha muito receio do resultado do acabamento da colocação do vidrotil, pois a mão de obra contratada não era tão especializada assim, além do mais eles nunca haviam trabalhado com este material. Para minha sorte, a equipe foi super empenhada e caprichosa e o resultado final acabou superando minha expectativa! O charme ficou por conta do, todo em vidrotil, da suíte das crianças, e do nicho em vidrotil verde, que contrastou com cerâmica branca do banheiro do casal. Mais um detalhe a ser citado é a tira em vidrotil do box do casal, que foi feita por conta da minha total aversão em fazer uma base retífica em granito para o trilho do blindex – se a superfície não estiver completamente reta e sem caimento, pode haver passagem de água para o banheiro – daí quebrei a cabeça para achar uma solução de interromper o caimento do piso e ainda dar um toque especial.








Como vocês podem ver, está tudo quase pronto, acredito que em mais duas semanas esta obra poderá ser dada como encerrada e aí entraremos na parte mais gostosa, a decoração! E, neste caso, teremos um desafio extra, que é o quarto das crianças, onde um é meninão de dois anos e a outra, uma bebêzinha recém nascida! Será preciso muita criatividade para incluir a diversão que um menino precisa, sem tirar a paz e a doçura de uma bebê menina.

Volto na próxima semana falando de como rolou a marcenaria. Gostaram do resultado até aqui?



31 Responses to "Reformando um apartamento – Projeto de luminotécnica" | Add yours »

  1. jul 02, 2009 @ 12:25 {Responder}

    Lu, eu estava doida pra ver as fotos do seu novo apê! A Vê está sempre dizendo que está tudo lindo e eu, super curiosa esperando um post sobre o assunto!!!! Realmente pelas fotos, ela tem toda a razão! Amo pastilhas e adorei as cores que você escolheu e os metais também! O banheiro da suíte lá de casa é igual ao seu verde!!!! Tem até o nicho também! Acho que você não conhece, né? Depois te mostro! A iluminação é um show à parte… ai como queria ter te conhecido na época da minha reforma há 4 anos!!!! Parabéns, Lu! Ô novo lar vai ficar uma graça e eu tô doida pra conheceê-lo pessoalmente!!! Beijão!

  2. jul 02, 2009 @ 12:46 {Responder}

    Eu moro em uma casa do futuro no principalmente no que diz respeito a iluminação.
    “No futuro vai ter uma dicróia aqui!”
    “No futuro vai ter um pedente aqui!”
    Eu já tenho o projeto e muitas lâmpadas instaladas, mas confesso que falta, mas falta muito para o fim.Mas depois de pronto é tão “chic” né, o seu está um
    E S C Â N D A L O”””
    Bjs, Ana
    http://utilnecessario.blogspot.com/

  3. Ana Luiza
    jul 02, 2009 @ 12:58 {Responder}

    Lu,

    Tá muito lindo e já evoluiu muito desde a última vez que eu vi. Agora, pelo visto, só vou ver quando já tiver tudo prontinho! :D

  4. jul 02, 2009 @ 13:26 {Responder}

    Lucia querida, que apê incrível! Maravilhoso mesmo!
    A iluminação é um arraso, as pastilhas em tons maravilhosos!
    Percebi que a mão de obra que você contratou é de primeiríssima.
    Adoro capricho, começo super bem o meu dia com este post encantador!
    Bjokas flor.

  5. jul 02, 2009 @ 13:41 {Responder}

    Olá Lúcia!

    Seu apê pelo jeito tá ficando lindão! Lá em casa tb colocamos essas luzes direcionadas que dão todo um charme no ambiente…para vc ter ideia na minha sala são 18 delas!!! Amanhã vou colocar minhas sala lá no blog…espero sua visita!
    bjokas,Ná

  6. jul 02, 2009 @ 13:45 {Responder}

    Lucia, se você fizer seu abajour com as rolhas vai ficar perfeito! Eu acho que dá uma rusticidade mega charmosa à peça. Depois mostra para gente?
    Bjokas!

  7. jul 02, 2009 @ 14:03 {Responder}

    Bem, acho que nem preciso falar mais que seu apê tá um ESCÂNDALO, né?
    E o melhor, não tinha a menor dúvida disso!!
    Vc é super competente no que faz, se dedicou ao projeto… e mais: tem bom gosto!!!
    Adoro pastilhas e se qdo mudamos o banheiro e cozinha já não estivessem revestidos eu ia encher o saco do marido até a gente colocar as pequeninas nos 2 ambientes.
    A iluminação da sala tá linda! Temos a iluminação indireta tb e os pontos de iluminação e fica tudo muito bonito aceso! Com aquele seu piso, então… vai ser uma luz só!!
    Os metais tão um luxo!
    Resumindo: Tudo de muito bom gosto!!! Tudo lindo! De revista!!
    Um projetão pro seu portfólio!!
    Leitores Criative-se, façam seus orçamentos!!! Estou agenciando nossa arquiteta!
    Tô louca pra inaugurar esse espaço, espero estar entre as primeiras da lista! ;)
    Sucesso e muita felicidade pra vcs no novo lar!
    Bjks, Beta
    PS: As fotos pegaram ângulos nada óbvios… adorei!!!

  8. Anonymous
    jul 02, 2009 @ 14:27 {Responder}

    Nossa, Lu, está mesmo lindo o novo lar de vcs, fiquei encantada!
    Quando construirmos a nossa casa, vou pedir umas dicas!
    Parabéns!
    bjs,
    Raquel

  9. jul 02, 2009 @ 15:16 {Responder}

    Amamos o resultado!!! Parabéns! Como a Beta falou, tá de revista :-)))
    Beijos, Angie

  10. jul 02, 2009 @ 15:24 {Responder}

    Oii Lucia está lindo..lindo…é diferente qdo entra na decoração e acabamentos, pessoas que entendem do assunto..faz 1 ano que compramos uma casa e claro ela já veio toda prontinha e novinha..só colocamos as cubas suspensas no banheiro e parede de canjiquinha na sala…agora vendo o seu projeto deu uma vontade de fazer tudo de novo..rsrsrs..o Roque me mata se escutar essa..srrsrs..bjocas em vcs meninas e nos meninos também..

  11. jul 02, 2009 @ 16:06 {Responder}

    Lúcia, acho essa a parte mais difícil, até porque como você mesma disse, tem que ter na cabeça a decoração da casa, aonde quer que as coisas fiquem… e além de tudo saber como vai combinar essa luz toda… puxa, para por aqui. Isso eu não sei, me rendo, nem tento, faço o básico… Mas ficou deslumbrante, adorei o vidrotil, ficou linda toda a combinação. Quero ver pronto… vamos ter uma aula no local. Adoraria!! Profissional de mão cheia.
    bjs na barriga

  12. Fabio Bernardi - MARIDÃO
    jul 02, 2009 @ 16:59 {Responder}

    Mô ficou D+, o pior é que ninguém sabe mas vão saber agora que tudo foi ideia minha…..Beijos

  13. jul 02, 2009 @ 17:13 {Responder}

    Amiga… ficou liiindooooooooooooo!!! De verdade….
    Parabéns!!!!!!
    Espetáculo….
    Quando será o Open house???? (hahahah… mulher nem se muda e a amiga abusada já quer festa…hahahahah)
    bjs.

  14. jul 02, 2009 @ 17:14 {Responder}

    Ah, esqueci… Sabia que era tudo idéia do Fábio!!!
    bjs.

  15. Regina
    jul 02, 2009 @ 17:27 {Responder}

    ADOREI!!! Muito bom gosto. Tô doida para ver ao vivo!
    PARABÉNS!!! Beijos, Regina

  16. jul 02, 2009 @ 18:18 {Responder}

    Oi Lucia
    Preciso dizer que esá lindo ???
    Nossa !! Amei… Quero ver a marcenaria !! Parabéns… Pro Fábio, que idealizou tudo, né ? Hahaha
    Bj, Flávia Thomé

  17. Giully
    jul 02, 2009 @ 18:29 {Responder}

    Lu,
    Muito feliz por ver o seu grande sonho da reforma o seu AP que está quase no finalzinho…
    Muito bom ter participado contigo de cada etapa dessa conquista!!!
    Tenho certeza que você vai curtir muitooooo o dia que colocar os pés lá dentro, depois da decoração e da mudança, pensando…
    Finalmente MEU LAR, DOCE LAR!!!
    Merece um grande brinde!!! E eu vou querer curtir esse grande momento num open house pros amigos, já que agora faço parte deste círculo por vários lados!! rs
    Parabéns, pra Amiga e Arquiteta!!!
    Adoraria um dia fazer uma parceria maior contigo… quem sabe?!
    beijãoo,
    Giully

  18. jul 02, 2009 @ 18:34 {Responder}

    Arrasou, Lucia! Tá lindo! Depois me passa o contato do marceneiro? Estou precisando de um bom com urgência. Bjs!

  19. jul 02, 2009 @ 18:42 {Responder}

    Lindo, de muito bom gosto. Adoro iluminação diferente, até arrisquei algumas em casa e ficou legal. Imagino sua ansiedade para a decoração e com certeza vai ser um show.
    Parabés.
    Beijos

  20. jul 02, 2009 @ 18:58 {Responder}

    Sonho é sempre bom; sonho realizado é muito melhor. E sim…eu vi. E posso garantir: está muito lindo. A arquiteta é ótima e o mestre de obras, de nome Fabio Bernardi, bom também. Mas ele tem que reconhecer: quem criou e fez acontecer foi você mesmo. Dificil vai ser cumprir essa agenda de festas de inauguração que todos que aqui comentaram, exigem. E não vale fazer a open house na casa de sua mãe.

    Beijo.

    Ah..meu ambiente preferido é o banheiro do casal. Lindo demais.

  21. jul 02, 2009 @ 19:15 {Responder}

    Queridos,

    Muito obrigada por todo o carinho dos comentários!

    Podem contar comigo em qualquer dúvida de obra e projeto, pois no que estiver ao meu alcance eu vou fazer para ajudar!

    Fabio, meu amor! Não dei o seu devido credito no post, pois afinal você foi o melhor administrador de obras do mundo! Não deixou passar nenhum detalhe e teve paciência de estar lá na obra o tempo todo! Se a casa está linda é porquê você estava ali ao meu lado todo tempo! Ah, foi também o cliente mais criterioso que já tive! (socorro!)

    Quanto às festinhas para receber todos vocês, nós estamos ansiosos para que isso possa começar a acontecer e se tudo der certo ainda antes do Bebê nascer todos passarão por lá para brindar conosco o novo lar!

  22. jul 02, 2009 @ 19:40 {Responder}

    Linda e com um bom gosto incrível.

  23. jul 02, 2009 @ 20:20 {Responder}

    Lúcia esta ficando lindo, tdo de muito bom gosto. As luminárias lindas, o projeto do banheiro uma graça.
    To louca para ver as próximas etapas.
    Bj!

  24. jul 02, 2009 @ 20:58 {Responder}

    Nossa, como vocês tem bom gosto. Me empresta um pouquinho? Rs! Tudo simplesmente perfeito!
    Super beijo,
    Isa

  25. jul 03, 2009 @ 00:34 {Responder}

    Oi Lucia! está ficando MARAVILHOSO! adorei tudo! parabéns pelo projeto! Beijoss

  26. jul 03, 2009 @ 02:46 {Responder}

    Lúcia, estou completamente encantada com seu post! Fotos maravilhosas, texto deliciosamente escrito e um projeto de revista em andamento.
    Parabéns!!

    Bjsss

  27. jul 03, 2009 @ 11:17 {Responder}

    Vou começar a fazer a reforma na minha casa e sobre iluminação, como gostaria de ter alguém que fosse legal.
    Pois banheiro e cozinha são meus primeiros pontos de reforma, depois o resto da casa.
    você não teria alguém para me indicar? Adorei muito bom gosto.
    Parabéns.
    beijos

  28. jul 03, 2009 @ 13:03 {Responder}

    Querida, amei o apê! Só tinha visto por fora. rs. O projeto de iluminação ficou ótimo e as pastilhas tb forma muito bem escolhidas! Quero ser convidada para open house mesmo que ainda não esteja tudo terminado, viu? Pq quando a casa é nossa… obra e detalhes de decoração nunca terminam!
    Bjs,
    Carol

  29. Ellen - Hidro
    jul 03, 2009 @ 15:39 {Responder}

    Apto lindo + Família linda = FELICIDADE TOTAL !!!

    Parabens por tudo !!!
    Bjs,

    Ellen

  30. jul 03, 2009 @ 17:42 {Responder}

    Menina, arrasou!
    Seu apê tá lindo demais! Tenho certeza que a decoração fará jus à iluminação. Acabamos de comprar um apê e terá um balcão como o seu, adoraria instalar umas luminárias.
    Bem, quem sabe até lá vou pegando umas dicas contigo, heim?!
    Um abraço e bom final de semana

  31. jul 11, 2009 @ 23:11 {Responder}

    oi lucia
    estava olhando o blog de vcs
    muito bom!
    preciso olhar com muita calma e ver o que posso aproveitar naminha reforma.
    adorei as pastilhas nos banheiros
    vou te qu recorrer a este recurso,pois eu comprei o mesmo revestimento para 4 banheiros e pensei em diferencia-los pela pastilha.
    esta semana vou fotografar a obra e colocar no blog..
    já vou começar o acabamento.
    bjs e paraens pelo blog
    lilly

    coisadelilly.wordpress.com
    e
    blogdareforma.wordpress.,com

Leave a Comment





  • * required