24 mar 2011

Festa Árabe

Post por Lucia Laureano às 03:01 em Culinária, Festas, Lucia Laureano
E aí que mais um ano se passou e eu completei 34! Bom demais fazer aniversário! Eu curto o meu dia e curto fazer festa para comemorar, mas confesso, sempre fico com uma tremenda preguiça antes de tomar a decisão.

A verdade é que este ano, até 4 dias antes do dia da festa eu ainda não tinha decidido o que ia fazer! Aí a minha tia Vê me ligou, com mil idéias para o tema e eu resolvi disparar um e-mail para não ter volta.

O princípio era não gastar dinheiro e fazer algo interessante, aí pesquisa daqui, fofoca de lá, fechamos o tema, “Festa Árabe” com drinks Absolut, assim a comida seria feita com ingredientes razoavelmente baratos, a decoração ficaria charmosa e a bebida eu já tinha em casa!

Minha prima Maria Fernanda fez boa parte das comidinhas, ela é formada em gastronomia e está acostumada a fazer eventos, portanto saca tudo de quantidades e receitas. Por sinal, quem estiver pensando em montar uma festa como a minha e quiser uma mãozinha, pode entrar em contato com ela (mfebarcellos@hotmail.com).

A verdade é que eu sempre meto a família inteira na enrascada e este ano não foi diferente, até a minha mãe entrou na dança! Ela é que acabou fazendo o Homus, pastinha de grão de bico super típica na comida árabe!

Homus
(receita para 6 porções mais ou menos)

Ingredientes:
2 dentes de alho
¼ colher de chá de pimenta calabresa
425g de grão de bico
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ colher de chá de pimenta caiena
Salsa picadinha
3 col. de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de iogurte integral duro
2 colheres de sopa de óleo de semente de girassol
Pápicra

Modo de preparo:
Deixar de molho o grão de bico de um dia para o outro. Cozinhar em panela de pressão como se faz com feijão. (nós tivemos que cozinha 3 vezes, pois eu esqueci de deixar de molho)

Misture o alho, a pimenta calabresa e sal para formar uma pasta homogênea. Passe o grão de bico no liquidificador junto com a pasta de alho e o azeite. Adicione a pimenta caiena, metade do mole de salsa , iogurte e o suco de limão. Adicione um fio de óleo de semente de girassol com o liquidificador ligado até a pasta ficar homogênea e lisa. Se preferir uma consistência mais fina coloque um pouco de água.

Na hora de servir salpique o resto da salsinha picada por cima e um pouco de pápicra.

DSC03097

Os cupcakes desta vez, tiveram clima de festa de adulto! A receita original é lá do Fofurices, blog maravilhoso que vale a visita! Quer saber o sabor? Cupcake de caipirinha!!!! Sucesso total!!!

Cupcake de caipirinha
(receita para 24 unidades tamanho 0B)

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de manteiga com sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
4 ovos
Raspas de 3 limões
Suco de 3 limões
1 colher de sopa de baunilha
1 xícara de leite
Cachaça e pincel

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 220°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire 2 vezes a farinha e o fermento (reserve). Misture o leite com o suco de limão (reserve).

Na batedeira, em velocidade média-alta, bata a manteiga com o açúcar por 2 minutos.

Adicione os ovos 1 a 1 batendo em velocidade média por 30 segundos após cada adição. Acrescente as raspinhas e bata por 20 segundos.

Junte o leite com limão à massa e bata por mais 30 segundos. Raspe bem as laterais e bata por mais 30 segundos.

Acrescente a farinha com fermento e bata por 1 minuto e meio.

Preencha 3/4 de cada forminha e leve para assar na grade posicionada no meio do forno.
Asse por 5 minutos a 220°C e 10 minutos a 180°C ou até que os cupcakes estejam firmes ao toque.

Deixe descansar na assadeira por 5 minutos e depois transfira-os para uma grade de resfriamento.

Depois de frio pincele o topo do cupcake com cachaça. Não é para embebedar!!! É só dar uma pincelada.

Recheio de caipirinha
Ingredientes:
300g de chocolate branco picado
80g de creme de leite fresco
Raspas de 2 limões
25ml de cachaça

Modo de preparo:
Aqueça o creme de leite. Misture ao chocolate branco e deixe descansar por 5 minutos.
Após a pausa mexa vigorosamente até derreter todo o chocolate. Acrescente a cachaça e as raspinhas de limão.
3) Deixe descansar na geladeira por 2 horas. Antes de usar bata na batedeira por 2 minutos em velocidade média. Recheie imediatamente.

Cobertura de Chantilly
Eu usei chantilly mix pronto comprado no mercado.
DSC03124 DSC03128

Como a culinária árabe não é muito cheia de petiscos, resolvemos servir as receitas em pequenas porções, assim abolimos os pratos. Comprei potinhos plásticos fofos na Saara e já deixamos tudo pronto para na hora da festa apenas colocar na mesa.
 DSC03082 DSC03084 DSC03085 DSC03091 DSC03093   DSC03107
Para decorar a tolha branca que tínhamos em casa, usei fitas de cetim em tons de laranja, amarelo e azul, colamos com fita dupla face. Este momento “fita na toalha”, foi até engraçado, pois o mundo estava lá em casa! Até a Ticatica, caçula da família com apenas 2 meses estava de passagem naquela confusão!
DSC03081
Na hora da festa, o sucesso foi mesmo dos meus drinks, as receitas foram fruto de uma pesquisa feita pela minha tia, a execução ficou por minha conta! Quem quiser repetir, não deixe de me contra depois qual foi a repercussão! Lá em casa eles serão repetidos muitas vezes!

 
Fiz uma arte rapidinha no computador com tags para identificar  os pratos. Aproveitei o conceito  e segui a mesma linha para um livreto com as receitas dos drinks, assim os convidados poderiam ficar a vontade para preparar suas bebidas. Usei papel 170g para a impressão e fiz o acabamento furando com a minha crop a dile e  colocando argolas de metal. Deixo a arte com as receitas para quem quiser imprimir e fazer o seu!
 Slide5    

 DSC03927 DSC03928

 

Slide1

DSC03930 DSC03933DSC03932  DSC03934

 

Slide2

DSC03942

 

Slide4

DSC03936 DSC03937

 

Slide3

DSC03939 DSC03940

Pena que na hora da festa mesmo que quase não tirei fotografias. Acho que me enrolo, não consigo dar a atenção que gostaria a todos os meus convidados e às vezes fico perdida igual a uma barata tonta!

Queridos amigos, gostaria de agradecer a cada um de vocês por estar do meu lado sempre, tornando a minha vida mais feliz e mais completa. Sei que alguns conseguem estar mais próximos e dividir comigo o cotidiano, outros ficam mais distante fisicamente, mas nunca distante do coração e dos pensamentos! Muito obrigada a cada um de vocês por estar sempre comigo!

 
Mãe, Fê, Fábio, Tia Vê, Ana, Vó, Tatá Sandra e Tatá Maria, que bom ter vocês por perto, para bagunçar, ajudar, fofocar e fazer acontecer a festa que é esta grande família! Amo muito tudo isso!

Obrigada especial a minha amiga Juju, que mesmo no dia em que o pequeno Eduardo completou 1 mês de vida, veio, junto com o Clã Bittencourt e Cia me parabenizar no meu aniversário! Pode falar, eu sou ou não sou uma pessoa de muita sorte!

Beijos e até semana que vem!

Lucia



42 Responses to "Festa Árabe" | Add yours »

  1. mar 24, 2011 @ 03:23 {Responder}

    Lucia, coisa mais linda essa sua festa arranjada “em cima da hora”. Imagino como teria ficado se tivesse sido tudo providenciado com a devida antecedência. Confesso(1) que sou fã dos seus eventos! Você poderia fácil ser uma promoter das mais famosas!!! Só podia mesmo ser uma CRIATIVA!!!
    Ficou tudo lindo, de um bom gosto tamanho!
    Tb confesso(2) que o que mais me chamou a atenção foram suas taças, copos e afins. Sou tarada neles! Tenho uma paixão por copos e taças! Se tivesse espaço, teria centenas deles!! Os seus são um arraso!
    Pelo jeito a festa foi um sucesso… E não tinha como não ser!
    Deixo os parabéns pela festa e aproveito para te parabenizar tb pelo niver!
    Felicidades, saúde e tudo de bom!

    Beijos!!!

  2. mar 24, 2011 @ 03:32 {Responder}

    Ah! E esqueci de dizer que o blog tá liiindo de roupa nova! Amei! Bjus!

  3. mar 24, 2011 @ 03:55 {Responder}

    Lu, festa linda! Adorei o tema, embora eu não tenha hábito e acabe evitando o árabe (cebola! hahaha). O tema ficou lindo e os drinks espetaculosos… mas só tive olhos pra uma coisa… fotos!!! Impressionante o foco no lugar certo!! E pode falar e se gabar, pq isso com Sony H50 não é fácil, tem que saber manejar bem a câmera e vc o fez! Congratulations!
    Arrasou!! De novo! ;))

    Bjks, Beta

  4. mar 24, 2011 @ 04:13 {Responder}

    Aproveitando o que disse Amanda… já não me causa tanta estranheza o novo LO! Até que tá bonitinho o rosa! rsrssrs

  5. mar 24, 2011 @ 09:34 {Responder}

    Oi, Lúcia,
    Bom dia!
    Parabéns pelo aniversário!
    Parabéns também pela linda festa! Os drinks ficaram uma beleza! Variados, coloridos, lindos!
    Já baixei as receitas pra tentar fazer em casa. Obrigada por compartilhar!
    A mesa ficou linda e eu amei a ideia criativa dos cupcakes de caipirinha, além dos seus lindos copos para drink!
    Beijos! Arrasou!

  6. mar 24, 2011 @ 11:37 {Responder}

    Lú, que festa maravilhosa… foi no domingo mesmo?
    Vc arrasa mulher, de verdade.
    Vc viu que mandei parabéns no seu email, orkut e no blog dos meninos?
    rsrsrsrrsrs
    Esqueci não.
    bjs

  7. mar 24, 2011 @ 11:52 {Responder}

    Oi Amanda!
    Vou deixar a dica dos copos! O de boca mais aberta é da Tok Stok, copo para tequila. Não custa caro, acho que é algo entre R$8,00 e R$12,00 cada, não me lembro exatamente. O curto é daquele mais simples da Nadir figueiredo, sabe qual é? Vende até no mercadão de madureira! As taças de champanhe são da minha mãe,acho que ela ganhou de presente…

    Beta,
    Sabe que um dos elogios que eu mais adoro receber por aqui, são os elogios quanto as minhas fotos?! Fico toda cheia quando alguém fala isso… Vindo de você então!!!! Ganhei o dia!!!!

    Simone,
    Prepare os drinks e depois me conte a repercussão!!!!

    Sybelle,
    Claro que vi suas mensagens de parabéns! Desculpe não ter respondido pessoalmente, mas a semana está punk por aqui!!!!
    Aproveito para agradecer a você e a todos os outros amigos, virtuais ou não, que deixaram manifestações de carinho nas redes sociais e blogs!!!!! Um beijo enorme em cada um de vocês!!!!

  8. mar 24, 2011 @ 12:35 {Responder}

    que lindo!! tudo muito perfeito!!!
    adorei!!
    parabens pelo aniver, muitas felicidades a você!!
    bjinhus

  9. mar 24, 2011 @ 13:07 {Responder}

    Lúcia, adorei a festa porque sou descendente de libanês e cresci comendo as comidas dessa culinária… Meu irmão come mjadra todo dia, rs. Mas nossa mjadra é diferente, o arroz é mais escurinho! Ah, o nosso homus é homus be terrine… conhece terrine? É uma pasta de gergilim muito gostosa… não colocamos iogurte e colocamos hortela e essa pasta (que se compra em loja de importados e supermercados grandes)… comemos com charuto ou com pão sírio. Amo tabule!
    Sua festa ficou linda…
    Ah, como petiscos árabes, deixo a dica aqui para uma próxima como ariche amassadinho com garfo e misturado com tomate cortado em cubinho e temperado com azeite e zátar (tempero árabe muito bom), Esfiha, quibe, coalhada com pepino, coalhada pura para temperar como quiser… antepasto de beringela, mix de azeitonas, babaganuche (patê de beringela que amo)… tudo muito bom!
    Amei a idéia das mini porções… ficou muito show!
    Quanto ao cupcake de caipirinha, acho que eu ia amar e achei a decoração linda! O papelzinho laranja constrasando com a fatia de limão verde deu um ar descontraído e combinou com as cores da festa!
    Quanto aos drinks, acho lindo mas eu não teria coragem de tomar o azul, rs… não parece de beber… hahahahaha! Tdos falam que é uma delícia mas não tenho coragem…
    Parabéns pela festa! Que bom ter uma família festeira, que equipe!
    Sua prima Fernanda se formou numa faculdade que gostaria muito de fazer… ela bem que poderia montar um blog e divulgar o trabalho dela né? AMO gastronomia, eventos, culinária…
    Bom, meu coment já tá enorme!
    beijos

  10. Fernanda Laureano
    mar 24, 2011 @ 13:38 {Responder}

    Lu,

    A festa foi ótima! Tão bom ter uma criativa em casa, festa maravilhosa pronta em 5 minutos…

    Beijos

  11. mar 24, 2011 @ 14:34 {Responder}

    Ita,
    Seja bem vinda!!!

    Luiza,
    Eu simplesmente adoro os seus comentários!!! Sempre cheios de informação:-)
    Por sinal, se não for pedir muito… Me manda a sua receita do Homus?

    Fê,
    Não foi exatamente em 5 minutos, but…

    beijos,

  12. mar 24, 2011 @ 18:46 {Responder}

    Lu,
    Na festa estava tudo lindo e gostoso. Mas teve alguns daqueles drinks que não bebi…eu quero!!!rsrsrsrs
    Adorei o LO novo!!!

    Beijos!!

  13. mar 24, 2011 @ 18:54 {Responder}

    Que delícia de festa!! E que lindo!!beijo!!

  14. Juliana
    mar 24, 2011 @ 19:32 {Responder}

    Oi Lucia!!! Linda festa!!! Devia estar deliciosa!!! Parabéns atrasadinho pelo seu dia!!!
    beijos

  15. Anonymous
    mar 24, 2011 @ 20:10 {Responder}

    Uhu!!!!!!! Iso que é post!!!
    Parabéns!

  16. Anonymous
    mar 24, 2011 @ 20:10 {Responder}

    Uhu!!!!!!! Iso que é post!!!
    Parabéns!

  17. mar 24, 2011 @ 20:24 {Responder}

    Luu! Quanto talento! Que festa maravilhosa! Tenho certeza que os convidados de sentiram amados e muito à vontade nessa festa! Está tudo muito caprichado, amei!

    Linda, fiquei curiosíssima pra ver seu vestido!!!! Me manda uma fotinho?? =) Beijos!! ♥

  18. mar 25, 2011 @ 00:12 {Responder}

    Olá Lucia!
    Em primeiro lugar quero deixar meus parabéns pelo seu niver…felicidades hoje e sempre!!!
    Em segundo lugar, estou retribuindo sua visita e também te seguindo.
    E em terceiro, parabéns de novo, só que agora pela blog…adorei…
    Bj,
    Marcela.

  19. mar 25, 2011 @ 01:08 {Responder}

    Lucia, ficou uma festa bem organizada e bem decorada …parabéns….é diferente…..adorei a novidade…..bjks….Gil

  20. mar 25, 2011 @ 01:11 {Responder}

    Tudo lindo, amiga!
    Pena eu não ter conseguido ir.
    Vc caprichou, como sempre!

    bjao.
    Flavia

  21. mar 25, 2011 @ 02:24 {Responder}

    Lucia, a festa ficou linda! Simples, mas cheia de detalhes encantadores!!! Parabéns!
    Ah! E parabéns pelo aniversário! Saúde, paz, sucesso e muitas realizações pra vc!!!
    Um beijo!

    depadoan.blogspot.com

  22. mar 25, 2011 @ 02:41 {Responder}

    lúcia, que festa linda, como sempre!Não tenho aparecido muito pois estou muito enrolada, mas adoro ver as suas novidades!Parebéns pelo aniversário, bjcas!Adri Yamashita

  23. mar 25, 2011 @ 05:41 {Responder}

    olá querida,parabéns por mais um ano de vida,parabéns pela festa.Fiquei muito feliz por receber vc no meu espaço,obrigadinha!
    Bjos e que papai do céu continue iluminando sua família.
    OBS: Outra hr trocamos receitinhas combinado?rs

  24. mar 25, 2011 @ 08:58 {Responder}

    Lu,

    Capricho seu, sempre. De minha parte, só ajudei porque sei o quanto você curte suas festas, ideias, produções. As comidinhas estavam ótimas, os drinks, deliciosos. Quem sabe um festa japonesa no próximo ano??? bjs

  25. mar 25, 2011 @ 11:55 {Responder}

    Lúcia,

    Que linda sua festa, você é criativa demais…fico pasma, conseguem transformar tudo rápidinho…Parabéns atrazado pelo aniversário e muitas felicidades sempre.
    bjo enormeeeeeee

  26. mar 25, 2011 @ 12:13 {Responder}

    Lúcia,
    Primeiro quero te parabenizar pelo seu aniversário. Felicidade, saúde e muitas festas lindas como esta!
    Arrasou como em todas as outras que você e sua grande equipe familiar fazem! Eu sempre acompanho o trabalho de vocês e, como sei que você sempre compartilha, queria saber qual a fonte que você usou para fazer a decoração da festa de 1 ano da sua Princesa (que estava linnnnnda demais) é que eu achei super fofa e queria usar no chá de bebê do meu filho!
    Bjs
    Carla

  27. mar 25, 2011 @ 12:48 {Responder}

    Lu,

    As suas festas são sempre assim, né? Lindas, divertidas, animadas, cheias de delícias e de amigos queridos.

    Mó orgulho de fazer parte deles!!

    Parabéns!

    Bjs.

  28. mar 26, 2011 @ 00:00 {Responder}

    Olá Lúcia!!
    Parabéns por mais um ano. Te desejo muita saúde e felicidade junto aos seus. Sua festa estava maravilhosa.
    Os cupcakes ficaram lindos decorados assim.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

  29. mar 27, 2011 @ 16:02 {Responder}

    Uau!!! Nem preciso dizer que amei, né???

  30. mar 29, 2011 @ 01:06 {Responder}

    Lucia, amei a idéia da festa árabe e cada comidinha! E o cupcake de caipirinha? Super inovador! Adorei o layout das plaquinhas!
    Beijocas

  31. abr 09, 2011 @ 18:17 {Responder}

    Oi Lucia , adoro seu blog , suas ideias :)
    Qual programa de computador vc usou para fazer a descrição dos pratos , o papel que vc fez a impressão era da cor laranja simples ?
    Um abraço
    Rosangela

  32. abr 13, 2011 @ 15:41 {Responder}

    Olá, Lúcia.
    Primeiramente queria dizer que sou super fâ do criative-se, principalmente dos seus post. Adoooro. Entro quase todos os dias.
    Bom, queria muito te pedir umas receitinhas.
    Vou fazer uma festinha para comemorar o aniversário da minha filha de 3 anos. E gostei tanto das suas festas que quero muito fazer as comidinhas…
    Se vc puder me enviar as receitas que fez para a festa da Dudinha, como os cupcakes, tortinhas de limão, pavê no copinho, agradeço muito, pois não achei a receita aqui no blog.
    Beijão e que Deus ilumine todas vocês.

    Kamila
    kamila_mika@yahoo.com.br

  33. abr 27, 2011 @ 15:57 {Responder}

    Oi Lucia, tudo bem?
    Eu sempre passo aqui, mas não costumo comentar… vou mudar isso!
    Esses dias enfim fiz a sua quiche e olha… fez o maior sucesso.
    Eu fiz de queijo com salame e servi quentinha… meus convidados adoraram… rsssss…
    Detalhe… eu nem tenho forma de fundo falso… peguei emprestada a da minha mãe… rssss… agora já coloquei na listinha, pois quero uma forma prá chamar de minha, já que vou repetir a quiche muuuuitas vezes… é muito prática, né?
    Ah… postei fotinha dela no meu blog… caso queira ver se fui boa aluna… rsssss…
    Beijinhos e obrigada pela receita…
    Rô Gratão

  34. Adrielle
    mai 07, 2013 @ 00:13 {Responder}

    ”Bom eu vou apresentar no saral do meu colegio saral e as apreentaçoes. Lá eu teria que levar um prato arábe e usar roupa arábe,pensei em uma saia longa com um top com mangas ,ficaria otimo e pro prato levria o pão sirío.”Adorrei o blog parabéns”.

  35. Greice
    set 15, 2013 @ 09:41 {Responder}

    Meu deus vc e formidável. Estou eu aqui buscando idéias na net derrepente vejo esse blog , pretendo dar uma festa de aniversario pra meu namorado no próximo mês e pensei em comidas árabes pois ele adora e assim como vc eu também trabalho muito , pensei em comprar tudo pronto e depois arrumar nos copos , ei por favor da umas idéias e parabéns vc e incrível

    • set 16, 2013 @ 11:55 {Responder}

      Oi Graice!
      Seja bem-vinda ao Criative-se!
      É um prazer pra nós poder compartilhar idéias! Que bom que você gostou da festa árabe!
      Beijos,
      Lucia

  36. Octavia
    nov 07, 2013 @ 17:46 {Responder}

    Ola Lu…

    Gostaria de falar com voce.

    Poderia me passar seu email?

    Beijos

  37. Wendy Garbim
    mar 12, 2014 @ 08:51 {Responder}

    Parabéns pela organização da sua festa … Irei fazer o aniversario de meu pai de 70 anos …porém apos ver a sua festa decidi o tema: Arabe !!! Obrigada pelas dicas .

    Gostaria de saber se voce tem o modelo das artes, e se poderia me enviar … Pois estou igual a você , vou fazer em cima da hs !! AFf … Loucura –

    Bjs e obrigada

    • mar 12, 2014 @ 22:31 {Responder}

      Boa sorte com a festa, Wendy!
      E se puder, me mande fotos do resultado final!
      Beijos,
      Lucia

  38. Caetano
    mar 19, 2014 @ 15:05 {Responder}

    Parabéns, que festa linda! Estou participando de uma brincadeira em família (Esposa, filha, genro) e o próximo da lista sou eu. Pretendo fazer uma noite árabe, será que você pode me ajudar?

  39. Caetano
    mar 19, 2014 @ 17:03 {Responder}

    Parabéns, linda festa! Estou participando de um brincadeira (esposa, filha e genro) e pretendo fazer um jantar com este tema, gostaria de saber se você pode me dar algumas dicas. Obrigado

Leave a Comment





  • * required