15 jan 2013

Decorando um apartamento alugado – Sala de Estar, Sala de Jantar e Jardim de Inverno

Post por Lucia Laureano às 00:01 em Arquitetura, Decoração, Lucia Laureano

Agora que o ano começou de verdade e eu já engrenei na rotina, revigorada pelos dias maravilhosos que passei  em Búzios, que tal falar sobre projetos executados? Podendo mostrar as fotos de antes e depois então, melhor ainda, né?

No final do ano passado, peguei um projeto que foi um desafio, decorar uma apartamento alugado! Decorar apartamento alugado é sempre complicado, pois a intervenção do empreiteiro é sempre a menor possível, afinal de contas, quem quer investir dinheiro no que não é seu?! Ao mesmo tempo, o que está em jogo é o bem estar do morador. Ponderar os prós e contras e chegar à equação matemática de onde colocar as maiores cifras é realmente desafiador!

Cheguei no belíssimo porém maltratado apartamento da praia do flamengo, em uma manhã ensolarada de sábado e percebi que  tínhamos ali um imóvel com um potencial enorme e uma das vistas mais lindas da baia de Guanabara que já vi!

Decidimos então dar um leve toque na cozinha, que realmente precisava e investir pesado na decoração, já que esta poderá  ir junto com o meu cliente aonde quer que ele vá morar um dia.

Tenho pra mostrar aqui: Cozinha, 3 quartos, sala de estar, sala de jantar e um jardim de inverno. Tudo isso com mais de 50 fotos lindas para postar!!!! Não tem como falar de tudo em um só post, portanto vamos dividir isso em 3 partes. Hoje vou mostrar para vocês as salas e o jardim de inverno.

Era importante para o cliente não se desfazer dos móveis que ele tinha, portanto dei início ao projeto com as peças que já tínhamos definidas. Eram elas: um buffet com espelho, 2 mesinhas (uma em ferro e uma em palha) , 2 puffs de metal , um sofá de 2 lugares e uma poltrona em vime.

As peças eram todas bem bonitas, mas para que tudo tivesse jeito de casa nova, e não brigasse com o novo estilo, foi preciso repaginar! Como fazer isso? Pintando tudo e deixando a casa bem colorida e moderna!

O buffet e o espelho, que tinham  o estilo mais rústico, adotado no antigo lar, ganharam pintura laqueada na cor vermelha. Com nova cara o móvel antigo agora recepciona os convidados no hall de entrada e tem um ar de modernidade.

Como a sala é muito grande e com uma enorme parede arredondada, criamos um ambiente de home theater e um outro de estar propriamente dito. O home recebeu um sofá novinho e bem confortável para o convívio familiar e para a televisão detalhamos um rack com estante sob medida. Complementando, um painel em teca para esconder a fiação e trazendo vida ao móvel.  Dando acabamento ao ambiente e limitando os espaços, sugerimos um aparador moderno com pés cromados atrás do sofá.

No estar, a mesa lateral pintada em turquesa, acompanha o sofá existente. Compondo o ambiente mesa de centro escolhida primorosamente pelos clientes e 2 poltronas tulipa na cor cinza. Destaque para o tapete de pelo de vaca sugerido em projeto.

Repare no quanto as cortinas em voil trabalhado branco deram um ar requintado ao apartamento. Por trás das mesmas temos janelas que são um padrão do condomínio que gostaríamos de esconder, pois são em alumínio com fechamento de cortina metálica. A vista fica ainda mais bela assim, não é mesmo?

Na sala de jantar, espelhos quadrados bisotados e colados diretamente na parede ampliam e compõe com a mesa quadrada laqueada em branco. Cadeira de estrutura cromada e couro preto dão o toque e o requinte necessários. Ao lado da mesa, buffet e estante de nichos com cruzetas para garrafas, minha marca registrada! No canto a poltrona de vime da família traz aconchego à decoração moderna.

O apartamento ainda tem um pequeno jardim de inverno ao lado da sala de jantar. Para valorizar este ambiente, criei um canto para bar, com um móvel para bebidas diversas e copos que compõe com uma pequena mesa alta com duas banquetas. O cantinho ficou especialmente gostoso e ali que fui recebida, com direito a vinho rose e tábua de queijos… Estes clientes me mimam!!!!

Da janela, a vista de belíssima arquitetura do prédio vizinho, me diz se não parece um fim de tarde em Paris?!

Para não deixar dúvida que é possível decorar lindamente sem precisar quebrar uma parede se quer, vejam as fotos de como o imóvel era antes da intervenção.

Não posso deixar de aproveitar para parabenizar meus clientes pelo bom gosto inegável, na escolha de cada obra de arte e cada peça utilizada na decoração. Além disso, tenho que deixar registrado aqui, que eles foram de uma obediência ímpar, respeitando cada pequeno detalhe de projeto e confiando em mim em cada cor escolhida! A grande parte do trabalho rolou com trocas de mensagens e imagem de celular, assim eu virtualmente fui dando a eles segurança para escolher os móveis e detalhes. Foi um prazer imenso desenvolver o projeto de vocês!

Para quem estiver interessado em mais detalhes sobre a minha consultoria, escreva para lucialaureano@gmail.com .

Semana que vem eu volto mostrando como ficaram os quartos. Espero vocês na próxima quinta!

Beijos,

Lucia



24 Responses to "Decorando um apartamento alugado – Sala de Estar, Sala de Jantar e Jardim de Inverno" | Add yours »

  1. anna paula cymerman
    jan 15, 2013 @ 09:37 {Responder}

    Ficou lindo! Você que sugeriu os itens de decoração? Beijos

    • jan 15, 2013 @ 10:32 {Responder}

      Oi Anna,
      A escolha das peças foi feita por eles, sugeri lojas e dei muitos pitacos em fotos de celular, mas o mérito pelo bom gosto é todinho deles!!!!
      Beijos,
      Lucia

  2. Bruna T.
    jan 15, 2013 @ 09:41 {Responder}

    Lú,
    não preciso nem dizer o quanto admiro teu trabalho como arquiteta. Sonho em, um dia, poder usufruir dele.
    Adorei cada cantinho desse apartamento!
    Tenho certeza que os clientes ficaram felizes e satisfeitos neste cantinho aconchegante!
    Parabéns!
    Beijos!

    • jan 15, 2013 @ 10:33 {Responder}

      Obrigada Bruna!
      Vai ser um imenso prazer te ajudar um dia a decorar seu lar!
      Beijos,
      Lucia

  3. jan 15, 2013 @ 10:08 {Responder}

    E ficou um luxo!! Lindo. É verdade, Lúcia… Decorar apartamento alugado é bem difícil, eu moro em um. Ás vezes dá vontade de decorá-lo mas aí eu penso, que como não é meu e tal… rs Desanima, sabe?

    Beijos!

    • jan 15, 2013 @ 10:35 {Responder}

      Lilia,
      Também já morei de aluguel e sei exatamente o que vc está falando, mas investindo em peças versáteis, que poderão ser reaproveitadas em outro lugar, fica mais fácil desapegar, não é mesmo?!
      Beijos,
      Lucia

  4. Karen
    jan 15, 2013 @ 10:59 {Responder}

    Lu ficou lindo! Esta de párabéns e o clientes também pelo bom gosto!!! Adorei! Bjos!

  5. Mara
    jan 15, 2013 @ 11:35 {Responder}

    Oi Lucia!
    O resultado ficou maravilhoso, parabéns pelo trabalho!
    Mara

    • jan 15, 2013 @ 11:54 {Responder}

      Oi Mara!
      Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho! Prometo mais novidades na quinta!
      Beijos,
      Lucia

  6. Verônica Cobas
    jan 15, 2013 @ 14:06 {Responder}

    Lu,

    Preciso comentar o apartamento é lindo demais, tem a mais exuberante vista da cidade do Rio, mas os seus toques, dicas, cores propostas, design de móveis e consultoria arquitetônico transformou o lugar. Mais um belo case para o seu belo portfólio. Isso é muuuiiito Criative-se. Parabéns. bjss

    • jan 15, 2013 @ 17:13 {Responder}

      Tia querida,
      Ler suas palavras é sempre um
      Afago para o meu coração…
      Obrigada!!!!
      Beijos,
      Li

  7. Mari
    jan 15, 2013 @ 17:33 {Responder}

    Lucia, ficou lindo!
    Mas seu maior desafio vai ser me ajudar na decoração do meu apartamento, pq ao contrário desses clientes, que têm um super bom gosto, eu não entendo NADA de combinações. João menos ainda!Mas ó, prometo fotografar tudo. Vai ser seu antes e depois mais bombástico!!
    Beijos!!

    • jan 15, 2013 @ 20:56 {Responder}

      Mari,
      Vai ser um super prazer ajudar vocês!
      É só dizer quando, que eu vou!
      Beijos,
      Lucia

  8. Joana
    jan 15, 2013 @ 18:21 {Responder}

    Amei!! Dá muita vontade de mudar tudo a cada post seu ! Lindo demais!

    • jan 15, 2013 @ 20:57 {Responder}

      Joana,
      Como te falei pelo face, se precisar da minha ajuda é só falar!!!! Fico feliz em ser útil com meus posts…
      Beijos,
      Lucia

  9. Ana Lucia
    jan 15, 2013 @ 19:08 {Responder}

    Querida, quando for revitalizar minha casa, vou trair minha arquiteta e chamar você…rsrsrsrs. Ficou muito lindo. Adorei. Bjs.

    • jan 15, 2013 @ 20:59 {Responder}

      Oi Ana!
      Fico feliz em saber que você gostou! Elogios seus me deixam até lisonjeada… Obrigada!
      Beijos,
      Lucia

  10. marcelle
    jan 15, 2013 @ 21:48 {Responder}

    Amiga, depois mostra o milagre q vc fez na cozinha!!

  11. Debora
    jan 16, 2013 @ 07:27 {Responder}

    Ficou ótimo Lucia, parabéns!
    Bjs
    Débora

  12. Riana
    jan 16, 2013 @ 20:13 {Responder}

    Ficou muito lindo. Eu morava na minha casa, construida por nós (digo, engenheiro e arquiteto)linda, moderna, tudo escolhido com maior cuidado e agora mudamos de país e moro numa casa alugada, estilo mexicana, com um piso amarelo, rsrsrs. Socorro!!!

  13. Rafaela Schwan
    jan 20, 2013 @ 19:36 {Responder}

    Arrasou Lu! Ficou lindo! Bjs rafa

  14. Priscila Resende
    jan 23, 2013 @ 17:12 {Responder}

    Minha amiga é demais!

Leave a Comment





  • * required