28 mar 2013

DIY – Como estofar uma cadeira de escritório

Post por Lucia Laureano às 00:01 em Handmade, Lucia Laureano

O plano já estava na cabeça há meses… Na verdade, desde que comprei o grampeador de grande porte, para fazer os quadrinhos de botões da festinha de bailarina da Duda. O escritório ainda não tinha sido nem mesmo entregue e a minha velha cadeira, ainda servia apenas para apoiar as roupas passadas na área de serviço, mas desde lá eu já tinha batido o olho nela e tido a certeza: eu mesma ida dar uma nova cara para a velha cadeira. E bota velha nisso tá? Acho que minha mãe comprou esta cadeira pra mim, quando fez o meu quarto de solteira e acho que podemos pensar em cerca de 20 anos atrás.

Claro que quando eu invento estas maluquices, levo um tempão para colocar a mão na massa, já que a manobra é grande com duas pequenas espoletas em casa. O escritório tinha sido entregue pelo meu marceneiro, no início do mês, junto com o quarto das crianças, que em breve mostro pra vocês – faltam só as cortinas! – E com a chegada dos móveis, a cadeira ocupou finalmente o seu lugar, mas ainda pretinha e tão sem graça.

Foi quando em uma manhã de domingo, pulei cedo da cama e resolvi colocar tornar o projeto real. Separei todo o material, abri a minha caixa de retalhos e escolhi a cor perfeita para enfeitar a minha velha cadeira de escritório! Como a parede de fundo é roxa (cor: Dramático da marca Coral) e a parede do corredor é lilás (cor: Perfume de lilás da marca Coral – diluída meio a meio em branco) – ambas pintadas por mim – escolhi um tecido fofo com poá branco que comprei há cerca de 1 ano e  meio para fazer as almofadas costuradas com cola, lembram? 

IMG_9687

IMG_9686

Comecei respirando fundo e tomando coragem para desfazer a cadeira e arrancar os acabamentos. Confesso que este é sempre o momento mais difícil, Afinal sempre pode ser que dê tudo errado e eu perca um objeto de estimação. Sim, eu me apego a alguns objetos!

Depois de arrancar toda a borracha preta, que fazia o acabamento da cadeira, comecei a grampear o retângulo de tecido que eu havia cortado previamente. Comecei a prender pela parte de cima e fui grampeando as laterais, até por fim chegar na parte mais difícil, que é a parte de baixo (aqui ficamos meio sem posição para grampear). O meu grampeador é muito duro e neste ponto, minha mão já estava sem força. Com o tecido aplicado, corte com tesoura a sobra de tecido. Quase acreditei que não ia conseguir fazer tudo de uma só vez, mas como vocês sabem, eu detesto parar qualquer projeto na metade.

IMG_9689

IMG_9695

IMG_9696

IMG_9700

IMG_9697

Segui para o acabamento, recolocando a borracha da cadeira. É bem complicadinho, pois a borracha é dupla e o grampo deve ficar por dentro, para não aparecer no final. Deixe a junção das duas pontas da borracha para a parte de baixo, assim as imperfeições vão ficar mais disfarçadas. Eu não consegui deixar a borracha tão esticadinha quanto ela era antes da transformação, então ficou um espacinho maior entre as duas pontas no final.

IMG_9703

IMG_9706 IMG_9710

IMG_9711

Levei cerca de 4 horas para concluir o projeto, mas confesso que ver a bichinha no seu devido lugar e com um toque dado por mim, não tem preço… Mesmo tendo ficado com bolhas horríveis nas mãos – Cadê a luva de raspa engenheira de segurança?

Diz se não ficou uma fofura?

Beijos e até semana que vem!

Lucia



22 Responses to "DIY – Como estofar uma cadeira de escritório" | Add yours »

  1. mar 28, 2013 @ 12:12 {Responder}

    Amei!!! Ficou linda!! E essa cor então, um charme!! Nada como colocar a mão na massa e deixar com o nosso toque pessoal né? parabéns!! bjks e boa páscoa!

    • mar 28, 2013 @ 13:12 {Responder}

      Obrigada Cláudia!!!
      Realmente, dar o nosso toque pessoal é o que faz toda a diferença!
      Beijos,
      Lucia

  2. Priscila Resende
    mar 28, 2013 @ 12:29 {Responder}

    Inacreditável, Lu!!!!
    Perfeito! Ficou lindo!!
    Você é demais, amiga!
    Bjs.

  3. Heloires Nogueira
    mar 28, 2013 @ 12:35 {Responder}

    Parabéns, gostei muito, você é uma inspiração, Bjs

  4. Rafaela Schwan
    mar 28, 2013 @ 13:03 {Responder}

    Muito legal,Lu!Parabéns!
    Fiz lá em casa também! Só que nas cadeiras da mesa de jantar. Usei um tecido que imita couro. É fácil e dá uma vida nova ao ambiente!
    Beijos,
    Rafa

    • mar 28, 2013 @ 13:08 {Responder}

      Verdade Rafa, é trabalhoso, mas bem fácil de fazer e dá um resultado ótimo!
      Beijos,
      Lu

  5. Luciana Ribeiro
    mar 28, 2013 @ 15:01 {Responder}

    Oi Lucia!!! Adorei!! Dei uma cadeira velhinha para a minha irmã, mas ela não pegou no escritório. E isso já faz meses….. Achou que vou catar de volta e reformar para a minha filha…….rsssssss…. Se colocar em prática o projeto, conto para vocês depois. Bom feriado!!! Bjs

    • mar 29, 2013 @ 11:09 {Responder}

      Oi Luciana!
      Cata a cadeira de volta e faz uma transformação! Tenho certeza que vai valer a pena!
      Beijos e boa Páscoa!
      Lucia

  6. Vivianne
    mar 28, 2013 @ 17:30 {Responder}

    Realmente ficou uma fofura!!!
    Parabéns pelo belo trabalho!!
    Bjs.

  7. Veronica Cobas
    mar 29, 2013 @ 07:36 {Responder}

    Preciso de uma igual a essa aqui em casa, Lu. Seu talento é reconhecido, seu bom gosto também, mas a criatividade me surpreende todos os dias. bjsss

    • mar 29, 2013 @ 11:12 {Responder}

      Tia,
      Vamos em busca de uma cadeira pra você!
      Assim aproveitamos para passar algumas horas juntas, desfrutando do prazer de reformá-la!
      Quero ver a cômoda vermelha ao vivo!
      Beijos,
      Lucia

  8. kelly
    abr 01, 2013 @ 19:34 {Responder}

    Nossa Lucia, ficou linda mesmo!

  9. giully
    abr 03, 2013 @ 21:01 {Responder}

    Ficou ótima Lu, tenho uma aqui em casa que não combina com nada!!! Preciso de você uns 5dias aqui em casa, com certeza ia ficar tudo com cara nova… rsrs

    • abr 05, 2013 @ 14:05 {Responder}

      Amiga,
      É só chamar e gelar um prosecco que eu vou :-)
      Beijos e mãos à obra!!!!
      Lucia

  10. jun 24, 2013 @ 10:48 {Responder}

    Acabei de conhecer o seu blog e estou amando, parabéns pelo seu talento. Gostaria de saber qual o material desse tecido…obrigada.

    • jun 24, 2013 @ 12:32 {Responder}

      Oi Leila!
      Fico feliz em saber que você tem curtido o blog!
      O tecido é de algodão e custa cerca de R$16,00 o metro.
      Beijos,
      Lucia

  11. Luciana Ribeiro
    jul 07, 2013 @ 01:40 {Responder}

    Oi Lucia!! Tudo bem?? Catei a cadeira que eu havia comentado alguns posts acima. Comprei neste sábado um tecidinho na lealtex, mais grossinho, foi 10 reais e pouquinho o metro. Agora estou tomando coragem para tentar tirar a borracha do acabamento… Vamos ver no que vai dar. Se der certo, depois posto uma foto lá no face para vc ver. Bjs.

    • jul 09, 2013 @ 14:26 {Responder}

      Luciana,
      Estamos esperando ansiosamente pela foto da nova cadeira!
      Beijos e boa sorte!
      Lucia

Leave a Comment





  • * required