07 mar 2017

Barone Ricasoli, Montalcino e chegada à Roma com restaurante Alfredo alla Scrofa {Post 8}

Post por Lucia Laureano às 10:32 em Lucia Laureano, Viagens

IMG_8944Depois de toda a confusão de ontem decidimos antecipar a programação em um dia e conhecer Roma com um pouco mais de calma. Acordamos, fizemos o checkout no hotel Palazzo Leopoldo em Chianti, colocamos as malas no carro e seguimos viagem.

Ainda em Chianti, passamos na vinícola responsavel pelo vinho que salvou a noite anterior, afinal depois de tanta confusão fomos acolhidos pelo gostoso jantarzinho daquele restaurante familiar e o vinho maravilhoso que tomamos merece ser degustado outras vezes.

IMG_9056

Depois de meus pais comprarem algumas garrafas do “vinho da salvação”, fomos até o Castello di Brolio, também em Chianti, onde funciona a vinícola Barone Ricasoli, a mais antiga e renomada da região. Como alteramos a programação, perdemos a reserva, que estava confirmada para outro dia e não pudemos fazer o tour pel fazenda. O castelo mesmo está fechado até o fim de março e os vinhedos ainda estão sem folhas, mas ainda assim fiquei triste de ter perdido a visita. De qualquer forma degustamos os vinhos, compramos algumas garrafas, azeite, balsâmico e cantuccini, os biscoitos italianos tradicionais da região. Com o dia ensolarado ainda aproveitamos para tirar umas belas fotos pelos jandirns do castelo. Almoçamos rapidamente em um restaurantezinho de um vilarejo e seguimos para Roma com um parada estratégica em Moltacino, que fica no meio do caminho.

IMG_8963IMG_8968IMG_8983IMG_9009IMG_8994IMG_9039Chegamos à Montalcino por volta de 3 da tarde. O dia estava estava esplendoroso e a cidade murada fica no alto de uma colina. A vista é estonteante! Passeamos nas calçadas que acompanham os muros da cidade e fomos entrando calmamente a procura de um lugar chamado Enoteca la Fortezza. A enoteca, que também conta com um restaurante no andar superior fica dentro da fortaleza de Montalcino. Lá você pode degustar vários dos melhores vinhos da região, tendo como carro chefe o famoso Brunello de Montalcino. O pessoal da loja é bem simpático, especialmente com os que compram. Pena que já tínhamos almoçado, pois fiquei com bastante vontade de conhecer o restaurante, mas é sempre bom ter motivo para voltar!

IMG_9184IMG_9188IMG_9227IMG_9260IMG_9267
Ao seguirmos em direção ao carro fomos passeando pela cidadezinha e tirando centenas de fotografias, e curtindo a maravilhosa vista que não me deixava resistir. Do estacionamento até o centro de Roma foram quase 3 horas, mas desta vez em estradas largas, confortáveis e velozes!

IMG_9286IMG_9295A chegada em Roma foi impactante. Já estava escuro e passar pelas ruas de Roma e encontrar a cada esquina um monumento imenso e imponente todo iluminado foi realmente de emocionar. Deixamos as malas no hotel Navona Luxery, que por sinal é excelente, e fomos para a rua passear. Caminhamos calmamente olhando tudo ao nosso redor e ao encontrar o restaurante Alfredo della Scrofa, resolvemos parar. Decisão acertadíssima! O local é bem antigo e super tradicional na cidade. Nas paredes podemos ver fotos de artistas famoso se deliciando com o famoso Fettuccine Alfredo, que dá nome ao restaurante. Até Brigitte Bardot aos 18 anos aparece nos retratos, o que comprova a tradição de longa data. Lógico que o Fettuccine Alfredo também foi a nossa escolha. Como todos na mesa pediram o famoso prato, o garçom trouxe uma travessa para a mesa e misturou o molho na nossa frente, levantando a massa bem alto com os talheres. Muito legal. Depois de servir os pratos, o chefe da mesa recebe sua massa na travessa grande, onde o foi feita a mistura do molho. E adivinha quem ganhou o travessão? Minha mãe, é claro!

IMG_9302IMG_9305Depois de toda esta maratona era hora de desmaiar no hotel, pois o dia seguinte seria ainda mais intenso!

Volto em breve com o penúltimo post da série de nossa viagem à Itália de 2017.



Leave a Comment





  • * required