14 mar 2017

Roma com crianças: Uma aula de história fantástica com Edna Costa {Post 9}

Post por Lucia Laureano às 18:37 em Lucia Laureano, Viagens

IMG_9316Nosso dia começou um pouco enrolado em função programação de devolução do carro alugado no aeroporto que é longe à beça do centro da cidade. Para que isso não impactasse as crianças e considerando que ao fim da viagem os pequenos já estavam cansados, meus pais e Fábio acordaram mais cedo para resolver esta pendência enquanto eu e eles nos arrumávamos no hotel com mais calma. Nos encontramos no hall do hotel pouco antes de 12h e saímos caminhando pela cidade em busca da Fontana di Trevi.

Meus pais curtem seguir aos mapas impressos, com isso ficamos um bom tempo nos perdendo e nos achando por dentro da cidade, assim, passamos por ruelas inesperadas por onde provavelmente o google maps não nos mandaria passar. E justamente esta a graça de segui-los numa boa neste estilo vintage de viajar! Conhecer o inesperado e tentar encontrar aquilo que está guardado na memória das recordações de viagens anteriores.

IMG_9327

Depois de deliciosas voltas por Roma começando pela a Piazza Navona, chegamos a imponente Fontana di Trevi. E a fonte é realmente de tirar o fôlego! Esta é uma das mais famosas fontes da cidade e esta sempre cheia de turistas, dizem, inclusive, que conseguir tirar uma foto sentado na muretinha sem um bando de papagaios de pirata é um milagre. E está aí uma das vantagens de se viajar fora de temporada. Apensar de cheia, conseguimos chegar na mureta da fonte sem dificuldade, jogar a nossa moedinha e tirar fotos, lindas fotos, muitas fotos! {Muitas pessoas comentaram que as nossas fotos estavam bacanas e me perguntaram se a câmera era profissional. Não! Todas as nossas fotos foram tiradas com o meu Iphone 7 Plus}

IMG_9354

IMG_9394De lá seguimos para o Coliseu em um taxi, para não errar o caminho e não correr o risco de nos atrasar. Estávamos ansiosos pela visita guiada ao Coliseu que havíamos agendado com a Brasileira Edna Costa. Nos encontramos na frente do Coliseu, na saída da estação do metrô. Havíamos comprado os ingressos na internet, com a ajuda do recepcionista do nosso hotel que, inclusive, nos ajudou a imprimir os tickets. Entramos sem filas e sem precisar pagar pelo acesso das crianças e do Deco. Edna estava orientada a fazer a visita guiada para as crianças. Era muito importante para nós que elas se interessassem pela história e por tudo que Roma havia siso um dia. Eu queria despertar a curiosidade deles. E Edna fez isso primorosamente! Trouxe livrinhos com imagens de antes e depois, selecionou muitas curiosidades e até sobre os banheiros do Coliseu ela falou! Por sinal, você sabia que mais de 70 anos antes de Cristo o Coliseu tinha banheiros???? Pois é, as latrinas, banheiros da época, existiam em todos os andares do Coliseu. E o mais curioso é que as pessoas ficavam ali batendo papo enquanto faziam suas necessidades, sem paredes ou divisórias de cabines. Lógico que as crianças adoraram esta informação e riram um bocado.

IMG_9425

Ao fim da visita, uma fotografa Italiana já nos esperava. Eu pedi a Edna que providenciada uma fotógrafa para nós, pois eu queria fotos reveláveis para os nossos porta-retratos. E então, íamos sendo fotografados enquanto seguíamos conhecendo a Roma antiga e o Foro Romano com a Edna. Foi um pouco cansativo, confesso, mas foi bom!

IMG_9869IMG_9868IMG_9855IMG_9831

Como nossa estada em Roma era muito rápida, agendei um outro passeio no mesmo dia, o Roma Iluminada, também com a equipe da Edna. Só deu tempo de sentar no excelente Restaurante Nonna Betta, no bairro Judaico, para provar as tradicionais Alcachofras Fritas (indicação da Edna, é claro) e continuar conhecendo Roma!

IMG_9455

Wagner, nosso guia no passeio Roma Iluminada, foi seminarista por 14 anos! Depois que desistiu de ser padre ele foi para Florença estudar sobre arte e hoje trabalha com turismo, contando as histórias de Roma, do Vaticano e seus artistas. O cara sabe muito! O passeio consiste em um carro com motorista que segue com o Guia. Vamos parando em cada um dos pontos turísticas de Roma, para conhecer suas histórias e apreciar sua versão iluminada. E pode acreditar a Roma iluminada é uma Roma diferente!

Passamos e paramos em diversos lugares da cidade. Como pontos principais no passeio:
(1) Monumento a Garibaldi, que fica numa parte alta da cidade e nos permite uma visão panorâmica de Roma.
(2) O Buraco da fechadura, que é a porta de uma propriedade que fica também em uma parte alta da cidade e de lá, se olharmos no buraquinho da fechadura do portão principal, podemos ver ao fundo a cúpula da Basílica de San Pietro. Imperdível!

(3) Piazza San Pietro e Vaticano, ver a Piazza sem ninguém, poder caminhar calmamente por ali e ouvir as Histórias e curiosidades contadas pelo nosso guia foi fantástico! Uma experiência imperdível.

(4) Fontana di Trevi, a Fontana iluminada é lindíssima! Uma visão completamente diferente da fonte vista à luz do dia. Tem que visitar! E com o guia entendemos o que cada personagem quer dizer, as curiosidades, enfim, tudo que a gente adora!

IMG_9470
O passeio terminou por volta de 23h, já estávamos cansados, mas alguns tinham fome. Tivemos dificuldade de encontrar um restaurante que nos recebesse neste horário e acabamos jantando em um mais refinado do que o previsto. Portanto, se você não quer pagar os olhos da cara por comida chique, melhor prever o jantar antes do passeio. De qualquer forma, o nosso inesperado jantar foi ótimo.
Depois disso, banho e cama! Para descansar e aproveitar bastante o nosso último dia de viagem!

Beijos e até o próximo post!

PS: Tem alguém aí do outro lado?



6 Responses to "Roma com crianças: Uma aula de história fantástica com Edna Costa {Post 9}" | Add yours »

  1. sybelle
    mar 15, 2017 @ 18:45 {Responder}

    Amando Lucia.
    Tem gente simmmmm, continua.rsrsrsrsrs
    bjs

    • mar 16, 2017 @ 18:36 {Responder}

      At,
      Fico sempre muito feliz de saber que vc tá aí do outro lado! É que às vezes rebolo pra conseguir escrever e postar e acho que não tem ninguém interessado no tema, sabe?
      Semana que vem escrevo o último post!
      Beijos,
      Lucia

  2. shirley
    mar 15, 2017 @ 19:28 {Responder}

    E as alcachofas fritas, eram gostosas?

  3. Giovana
    mar 21, 2017 @ 18:20 {Responder}

    Sou apaixona pelas suas viagens, parece que vamos juntos… São os melhores assuntos do Blog, sem dúvida.

    • abr 11, 2017 @ 18:00 {Responder}

      Oi Giovana!
      É tão bom saber que tem alguém aí do outro lado que curte o que eu escrevo… bom demais receber seu comentário! Não deixe de comentar! Acabei de publicar o último post da série da Itália, não deixe de conferir!
      Beijos,
      Lucia

Leave a Comment





  • * required