11 abr 2017

Vaticano com crianças {Post 10}

Post por Lucia Laureano às 13:16 em Lucia Laureano, Viagens

IMG_9558Escrever sobre o nosso último dia nesta viagem linda pela Itália me causa um mix de sentimentos. Alegria por relembrar de momentos tão gostosos que passamos nestas mini férias. Mas sinto um tantinho de tristeza também, afinal, tudo o que eu queria era estar lá agora 🙂 Enfim, como o que me resta é me alegrar com as lembranças, vamos correr para não esquecer de nada e registrar tudinho o que fizemos de bom, afinal tem gente que pode aproveitar bastante estas dicas valiosas!

Nosso último dia de viagem estava reservado para que conhecêssemos o Vaticano, com direito a passear pelos Museus, pela capela Sistina, pela Piazza e Basílica San Pietro. A Edna Costa, nossa guia brasileira em Roma (que citei no post anterior, sobre o Coliseu) destinou para nos acompanhar neste tour, uma guia Italiana, mas que fala português fluentemente. Encontramos com Valentina, nossa guia, em um café em frente a entrada do Vaticano. Valentina foi simpática logo de primeira, nos abraçou, brincou bastante com as crianças e com o Deco, nos ajudou com os pedidos na cafeteria. Uma fofa! Cerca de meia hora após o café, seguimos para a bilheteria já com os ingressos impressos na mão, pois é preciso liberação dos que não pagam (crianças e portadores de necessidades especiais não precisam pagar) em poucos minutos nos dirigimos para os lindos jardins do Vaticano. Estava um dia lindo, digno de muitas e muitas fotos. Fotografamos um pouco, lógico e seguimos para um dos totens auxiliares, com a imagem do teto da capela Sistina. Ali nossa guia nos explicou cada detalhe das pinturas feitas por Michelangelo. A delicadeza com que Valentina explicou cada quadro da pintura foi tanta, que minhas crianças levantavam até o dedinho para fazer perguntas. Meu coração se derretia a cada perguntinha que era feita. Especialmente Duda, que é menor e que ainda não tinha mostrado tanto interesse pelos museus, desta vez ficou encantada, não apenas pelas belezas do Vaticano, mas pela Magia que Valentia imputava a cada história que contava para eles.

IMG_9655

IMG_9537IMG_9607Passeamos pelos museus, seguimos para a capela, onde é preciso admirar a beleza das pinturas em silêncio e, por fim, nos encantamos com a Basílica de São Pedro. Linda, magnânima e cheia de curiosidades que eu nem imaginava. Conhecer o Vaticano não era um sonho, mas é um lugar tão encantador que é preciso voltar! Minha amiga Isabela Ramos é que tem razão de sempre passar por Roma quando vai a Europa.

IMG_9681

De lá resolvemos que o resto dia seria para andarmos sem compromisso pela cidade. Fomos então para uma feirinha, bem turística, que tinha perto da piazza Navona. Ali compramos macarrão, temperos para massa – daqueles super apimentados – balsâmico e outras bobagens para presentear os amigos na volta. Por indicação de nossa querida guia Valentina, fomos atrás de um restaurante por ali chamado Osteria da Fortunata. Gente, o restaurante é um barato! Tem senhoras Italianas preparando a massa no meio do salão! Uma massa tradicional Italiana super saborosa! Adoramos e indicamos.

IMG_9734

IMG_9736Após o almoço, deixamos os meninos no hotel e fomos eu, minha mãe e as crianças saracotear pelas ruas e fazer umas comprinhas pela cidade. Delícia sempre, né?

IMG_9765

No fim do dia optamos por fechar as malas e fazer uma massinha gostosa no nosso hotel/apartamento mesmo. Aproveitamos para usar massa e um dos temperos que compramos feirinha. Tomamos um bom banho abrimos uma deliciosa garrafa de vinho e fechamos as malas com calma. Bem, fechar as malas, neste caso era quase um desafio, afinal, ao todo, estávamos trazendo quase 40 garrafas de vinho, sem contar todo o macarrão que não podia quebrar, as garrafas de azeite e de balsâmico. Enfim, nada que com jeitinho e organização não se resolva. Por fim rimos um bocado de um macarrão incandescente que minha mãe preparou. Pimenta em Roma é só para iniciados!

Algumas horas depois, seguimos para o aeroporto (ainda de madrugada) e ainda no mesmo sábado estávamos em casa no início da noite. Guardamos na memória lembranças lindas de dias muito felizes. E que venham outras viagens, que venham muitas viagens! Pois o que levamos desta vida é a felicidade de estar perto de quem amamos e, se possível, conhecendo este mundão mais e mais.

IMG_9776

Se você vai viajar e ficou com alguma dúvida sobre o que escrevi, me manda um e-mail (lucialaureano@gmail.com) que eu vou ter o maior prazer em ajudar.

Beijos e até o próximo destino!

Lucia



Leave a Comment





  • * required